Vai de marmita? Confira nossas dicas!
.png)
Devido ao tempo e também para economizar dinheiro ou aproveitar melhor o vale-refeição as marmitas são uma opção comum para quem trabalha fora.
Mas nem sempre é fácil preparar e montar a marmita para todos os dias da semana, pensando na qualidade e variedade dos alimentos, não é verdade?
Com isso em mente, resolvemos reunir algumas dicas que podem auxiliar você a ter uma alimentação mais saudável e prática.
1 - Planeje as refeições:
Saber com antecedência o que você irá cozinhar para a semana vai facilitar o preparo e faz com que você ganhe tempo. Dessa forma, você pode organizar se vai fazer todas as refeições no domingo ou se irá deixar alguns preparos para realizar ao longo da semana.
2 - Monte um prato proporcional:
Aqui, é importante pensar na sua fome pois, se levar pouca comida poderá ficar com fome ao longo da tarde e acabar tendo que comprar algum lanche que estava fora dos planos. Nos primeiros dias, pode ser que você erre na quantidade, mas é importante ir ajustando aos poucos.
Outra dica é levar em consideração a variedade dos alimentos, nutricionistas recomendam a seguinte divisão: 1/2 com vegetais crus ou cozidos (abobrinha, chuchu, alface, beterraba, cenoura...), 1/4 com proteínas (carnes, ovo, lentilha, feijão...) e 1/4 com carboidratos (arroz, massa, batata...).
Se for preparar um prato único, como uma galinhada, ou um escondidinho de batata, é interessante pensar nessa proporção e levar em local separado os vegetais.
3 - Pesquise por receitas práticas:
Não dificulte a montagem dos pratos. Pense em receitas que unem nutrientes e que combinam com diferentes tipos de proteína, como: arroz com cenoura, feijão com arroz ou arroz com lentilha e cenoura.
Dessa forma você se alimenta bem e não tem a preocupação de fazer um pote separado todos os dias para a salada.
4 - Evite alimentos com leite, molho ou ovo
Essas preparações são mais suscetíveis a estragar. Então, quando fizer uma delas, tome cuidado no armazenamento, colocando na geladeira.
5 - Evite frituras
As batatinhas e bolinhos não ficam tão saborosos depois de aquecidos no micro-ondas e a gordura presente pode dar a sensação de mal-estar e desconforto estomacal.
Por isso, nosso conselho é deixar elas de lado.
6 - Tome cuidado com a armazenagem
Fique atento na escolha do pote plástico para que seja sem BPA (sem bisfenol) e que possa ser aquecido normalmente.
Não deixe sua marmita muito tempo fora da refrigeração, a comida cozida dura até 4h na bolsa térmica, 2h sem refrigeração alguma e de 1 a 4 dias na geladeira.
Sugestões de receitas para a sua marmita:
2. Risoto de tomate seco com rúcula
3. Arroz com lentilha e calabresa
5. Maria Isabel
8. Carreteiro
10. Arroz frito com carne e alho-poró
11. Arroz com couve
14. Arroz integral com abobrinha
Torne sua marmita mais saudável, gostosa e prazerosa com essas dicas.
E não esqueça de compartilhar com os colegas de trabalho as ideias acima.
Fonte: Uol