Arroz Sepé e a Cotrisel
Conheça um pouco sobre os mais de 60 anos de história da nossa marca.

Como surgiu o Arroz Sepé
Para contar a nossa história, é necessário voltar para a década de 50, quando um grupo de agricultores de São Sepé/RS se uniu em busca de uma nova alternativa para a comercialização de seus produtos. Como iniciativa, nasceu a Cotrisel, a Cooperativa Tritícola Sepeense.
Localizada na região central do Rio Grande do Sul, a cooperativa foi se adaptando aos ciclos vividos pelas culturas na região e, com o destaque na produção de arroz, apostou no grão como seu principal produto.
Assim, na década de 80, o Arroz Sepé passou a ser comercializado e distribuído pela cooperativa que, ao longo dos anos tem conquistado novos mercados, ampliou sua variedade de produtos e conquistou o espaço na mesa de milhões de brasileiros.
Conheça a CotriselCom o slogan “Que Bom Que é”, a marca Sepé tem escrito a sua história e já está presente em 13 estados do país, sempre pensando na qualidade do produto, nas necessidades dos consumidores e na produção sustentável.
E, graças ao trabalho dos agricultores e da preferência por nossos produtos, a Cooperativa é listada como uma das 100 maiores empresas do Rio Grande do Sul e entre as 1000 maiores do país.


Em 2022 o Arroz Sepé passou por uma mudança na sua marca e, consequentemente, nas suas embalagens. Mesmo com a mudança, a qualidade e as características do arroz (saboroso e soltinho) não mudaram.
Consolidada e premiada há 10 anos, o Arroz Sepé é reconhecido como a marca mais lembrada no Espírito Santo. Além disso, no Recall de Marcas, além de conquistar a primeira posição, também foi considerada a marca Top of Mind da categoria.
Quem foi Sepé Tiarajú
O guerreiro indígena brasileiro, declarado herói guarani missioneiro rio-grandense é o homenageado pela nossa marca. Chefe indígena dos Sete Povos das Missões, liderou uma rebelião contra os dominadores portugueses e espanhóis que buscavam conquistar as terras gaúchas.
A Sepé, é atribuída a exclamação “Esta terra tem dono!” que simboliza a coragem do guerreiro, representada na literatura por Basílio da Gama no poema O Uraguai e por Érico Veríssimo no romance O Tempo e o Vento.

Como o Arroz Sepé chega até a sua casa
Assista ao video e conheça o processo, desde o plantio até a sua comercialização.

Do final de setembro até meados de dezembro os associados fazem o plantio nas lavouras.

De fevereiro até maio é feita a colheita.

O Sepé recebe os grãos, pesa e analisa a sua qualidade (umidade, impurezas, quebrados, entre outros aspectos).

Entra para a etapa de limpeza, promovendo a separação de impurezas.

Em seguida passa para a secagem, onde os grãos são movimentados e secos pelo alto fluxo de ar aquecido.

Após seguem para armazenagem em silos e nos armazéns de estocagem.

A próxima etapa é o beneficiamento, onde são retiradas as cascas (descasque); os grãos são polidos e selecionados, sendo retirados os farelos e os grãos defeituosos.

Por último o arroz é empacotado e distribuído para os supermercados parceiros estando pronto para você usar em sua casa.
Premiações conquistadas ao longo de nossa história

A marca de arroz mais lembrada no estado com 84,54% dos votos.

1º lugar como a marca de arroz mais lembrada no estado.

1º lugar como a marca de arroz mais lembrada no Espírito Santo – 44,28%