Como o Arroz Sepé chega até sua mesa?
.png)
Você sabe onde é produzido o Arroz Sepé? Qual o caminho que ele percorre para chegar até sua mesa?
Hoje, vamos falar um pouquinho sobre isso.
O Arroz Sepé nasceu no Rio Grande do Sul, e ganhou esse nome em homenagem ao índio Sepé Tiaraju, herói guarani missioneiro rio-grandense que liderou uma rebelião contra os dominadores portugueses e espanhóis, que queriam ocupar o terreno do Rio Grande do Sul.
Estátua do Índio Sepé, em São Sepé (RS)
Lá, no interior gaúcho, os produtores cuidam com carinho e atenção das plantações de arroz, que são enormes e, podemos dizer, muito lindas.
Desde a plantação até a colheita, a Cotrisel, cooperativa que comercializa o Arroz Sepé, orienta os trabalhadores para as melhores práticas na lavoura, o que garante um arroz de qualidade na sua mesa.
Após a colheita, que começa a ser realizada em fevereiro e se estende até maio, o agricultor deposita os grãos de arroz em uma das sedes da Cotrisel.
Depois de recebidos os grãos, são feitos o controle de qualidade, limpeza e secagem dos mesmos. Em seguida, são armazenados até a hora do beneficiamento do arroz.
É na parte do beneficiamento que o arroz é descascado, polido e embalado. Depois de receber a marca do Arroz Sepé, ele é distribuído para o Brasil, chegando até a sua cidade.
Quer conferir mais sobre esse processo?
Assista abaixo ao vídeo que explica o caminho que o Arroz Sepé percorre até chegar na sua casa: