Blog

8 DE FEVEREIRO DE 2021

Truques para armazenar arroz

Truques para armazenar arroz

O arroz é um dos alimentos mais populares dos lares brasileiros, junto dele, estão o feijão, a farinha e o macarrão, mas além disso, esses alimentos têm outro ponto em comum: a forma de armazenamento.

Isso se deve ao fato de serem alimentos pouco processados e não possuírem conservantes químicos. Dessa forma, eles estão mais suscetíveis ao aparecimento de insetos e sujeiras em todas as etapas do processo, desde o transporte, nos supermercados e até na sua casa.

A boa notícia é que existem alguns truques que podem prolongar a vida útil desses alimentos e evitar o surgimento das pragas. A seguir você confere os mais recomendados para o arroz e que podem ser utilizados nos demais alimentos:

  • Guarde os grãos na geladeira para preservar o sabor no curto e médio prazo;
  • Retire da embalagem original e coloque o arroz em um pote de vidro hermético, limpo e bem fechado;
  • Verifique bem os pacotes antes de comprar, preste atenção em furos e na data de validade;
  • Se for guardar o arroz na despensa, coloque cravos-da-índia nas prateleiras, o forte cheiro irá afastar os insetos;
  • Para longo prazo, separe o arroz em porções menores e coloque em sacos plásticos. Antes de fechar, retire todo o ar do interior, pode ser com um canudinho, e vede bem o saco. Depois, armazene no freezer.
  • Uma técnica popular é utilizar os litros de garrafa pet para guardar os grãos, e, por mais inusitada que pareça, ela funciona. Ao colocar os grãos dentro da garrafa, utilizando um funil, você criará um ambiente sem ar, o que impede que as bactérias se multipliquem. Confira o passo a passo: primeiro, é importante higienizar bem o plástico e verificar se está bem seco. Depois, ao depositar os grãos, certifique-se de que estão bem acomodados para que não tenha ar na garrafa. Feche bem a garrafa e armazene em local seco, sem contato com a luz solar e com temperatura de até 24ºC.

As dicas são simples e podem ser aplicados facilmente na sua casa. Experimente aqueles que melhor se adequam à sua realidade e prolongue o sabor e a qualidade dos alimentos!

Você também vai gostar